Voar é uma paixão. Um sonho. Quem nunca acenou para o "homem do avião" quando criança? Avião é o assunto principal deste blog!
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
O que são aviônicos?!
sábado, 18 de dezembro de 2010
Cabine do Airbus 380
BOLSA DE ESTUDO PARA MECÂNICO
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) vai começar a oferecer, ainda neste ano, bolsas de estudo para mecânicos de voo. A agência vai financiar 75% do valor do curso. Para o próximo ano, a ANAC planeja oferecer bolsas aos pilotos de helicópteros.
De acordo com a assessoria de imprensa da ANAC, ainda não há uma data definida para o início das inscrições para as bolsas, porque as negociações ainda não foram concluídas. Até agora, três escolas se habilitaram a oferecer o curso de mecânico no País, mas este número pode crescer, segundo a assessoria.
Algumas regiões do País têm poucos mecânicos. Segundo o superintendente de Treinamento da ANAC, a intenção é evitar que a falta desses profissionais se torne um problema.
FONTE: REVISTA AERO MAGAZINE
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Legacy 650 EMBRAER

EMBRAER ENTREGA PRIMEIRO JATO EXECUTIVO LEGACY 650, DA CATEGORIA LARGE, NO ORIENTE MÉDIO
da Redação da Revista Aero Magazine
A Embraer entregou o primeiro jato executivo Legacy 650, da categoria large, no Oriente Médio a um cliente não divulgado da Jordânia, durante cerimônia realizada nesta sexta-feira (03/12) na sede da empresa, em São José dos Campos. A aeronave será administrada pela empresa particular de voos fretados Arab Wings, também com base na Jordânia.
A empresa, que também oferece serviços de gerenciamento de aeronaves e soluções apropriadas, já opera um jato Legacy 600, da categoria super midsize. Com o novo modelo, a Arab Wings poderá fazer voos de até 7223 quilômetros (3.900 milhas náuticas), sem escalas, com quatro passageiros, ou 7.112 quilômetros (3.840 milhas náuticas), com oito passageiros.
Este aumento no alcance foi obtido por meio de modificações estruturais, tais como: asas e o trem de pouso reforçado; maior capacidade de combustível; novos motores Rolls-Royce AE 3007A2 e os aviônicos Honeywell Primus Elite ™, que suportam temperaturas de até 50°C, e por isso vão equipar o Legacy 600 em médio prazo. O Legacy 650 foi certificado em outubro de 2010.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Passarinhos que derrubam...
Azul contra o câncer de mama

A tripulação será composta somente por mulheres, vestidas com uniforme rosa, feito especialmente para a campanha.
O objetivo é a conscientização sobre o rápido diagnóstico desta doença que mata, em média, 12.000 mulheres por ano.
É a primeira vez que a Azul participa de uma campanha como esta.
Parabéns, Azul!
EMBRAER 190 na Austral

Estes jatos são do modelo AR (Advanced Range) e chegam a voar 4.400 km sem escalas.
(Caraca!)
Na aeronave os passageiros poderão contar com um sistema de entretenimento equipado com monitores individuais (Novidade!).
Mas cá entre nós... Bonitinho o jatinho, heim?!
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
domingo, 7 de novembro de 2010
Airbus A 320 (O do meu primeiro voo!)(Foi para Recife)
Esse eu conheço de perto! rsrsrssábado, 6 de novembro de 2010
Albatros J I
Republic P-47B a P-47G

Um exemplo da mania de grandeza americana, o Thunderbolt é um dos cassas clássicos da Segunda Guerra. Liiiiindo!!!
Kawasaki Ki-45 Toryu "Nick"

O meu xará "Nick" era um caça pesado bimotor que se tornou um dos mais importantes aviões da Força Aérea do Exército Imperial japonês a partir de 1937.
Boeing Stearman PT-17 Kaydet

Um biplano composto, ficou conhecido por diferentes nomes, mas era referido preferencialmente como "Stearman".
Alberto, o cara!!!

O pai da aviação, Alberto Santos Dumont, nasceu no dia 20 de julho de 1873, no Sítio de Cabangu, em Minas Gerais.
Aos 18 anos foi morar em Paris, passando então a se interessar pelo vôo em balões.
No dia 19 de outubro de 1901, aos 28 anos incompletos, Santos-Dumont realiza sua primeira façanha: na presença de uma multidão, circundou a torre Eiffel com seu dirigível nº 5. Com isso, arrebatou o prêmio Deutsch Pretze, no valor de 50.000 francos.
Mas embora para nós, brasileiros, seja muito natural considerar Santos Dumont o pai da aviação, esta "paternidade" é, às vezes, contestada.
Isto porque, em 17 de dezembro de 1903, os irmãos Wright, nos Estados Unidos, conseguiram saltar (mas saltar não é voar...) 40 metros em seu biplano.
Para alçar o tal "vôo", os Wright se utilizaram de uma espécie de catapulta, ou seja, precisaram de "meios externos".
Em 1906, no mês de julho, mais precisamente, Santos-Dumont começou suas primeiras experiências, ou melhor, aventuras, com o 14-Bis.
E, após algumas tentativas, em 23 de outubro, sob os olhos maravilhados do público parisiense e de representantes do Aeroclube da França, finalmente um aparelho mais pesado que o ar foi capaz de voar, por seus próprios meios (leia-se sem interferência externa, diferentemente do vôo dos irmãos Wright).
O 14 -Bis levantou vôo, percorrendo 60 metros em 7 segundos.
Na ocasião, Santos Dumont ganhou o prêmio Archdeacon, no valor de 3.000 francos, criado para premiar aquele que conseguisse voar mais de 25 metros.
Um detalhe: A idéia de que sua invenção pudesse ser usada para fins bélicos desagradava muito a Santos Dumont.
Para ele, a finalidade maior dos aviões deveria ser a de meio de transporte e lazer, encurtando as distâncias para unir amigos e familiares.
Em 1918, Santos-Dumont foi morar em Petrópolis, no Morro do Encantado, em um chalé de estilo europeu.
A casa, conhecida como A Encantada, abriga um pouco da vida e da história deste que foi um dos maiores inventores brasileiros.
Assim, quando for a Petrópolis, não deixe de conhecê-la, pois, além de história, A Encantada é cheia de curiosidades, como uma escada em que só se pode começar a subir com o pé direito... coisas de inventor...
Fonte: www.educacaopublica.rj.gov.br, acessado em 06 de novembro de 2010.
